“Pra que usar de tanta educação para destilar terceiras intenções?” Jovens, canções e escola em questão

Autores

  • Anésia Gilio

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.186

Resumo

Este artigo é o resultado de um trabalho de pesquisa que investigou o que os jovens expressam, por meio das letras das músicas, a outros jovens e que a escola, ensurdecida por inúmeras intenções, parece não entender. O objetivo da análise proposta é diminuir a distância entre o que o jovem está produzindo fora da escola e o que se trabalha nela. Foram analisados questionários respondidos por 502 jovens do município de Niterói. Além de questões que visavam melhor situar o jovem no contexto da pesquisa, lhes foi solicitado que registrassem duas canções de sua preferência. As dez canções mais citadas foram analisadas. As letras das músicas com que os jovens se identificam dizem que o jovem se arrisca tanto no amor, quanto na luta política, mas entende a vida como contraditória, desigual, injusta e também bonita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Gilio, A. (2013). “Pra que usar de tanta educação para destilar terceiras intenções?” Jovens, canções e escola em questão. Movimento-Revista De educação , (01). https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.186

Edição

Seção

Dossiê Temático