Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório?
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.111Resumo
Esta pesquisa, entendida como práxis educacional e social em espaços públicos, fundamenta-se teoricamente no conceito de educação como processo reflexivo, crítico, inter-transdisciplinar, criador e interativo, e de saúde como resultado de condições socioeconômicas, políticas e culturais de vida. Integrando ensino, pesquisa e extensão universitária através de ações interdepartamentais e interinstitucionais, participa-se da articulação de redes colaborativas de sujeitos, saberes e práticas educativas, buscando-se contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva. Investiga-se a dimensão emancipatória do conhecimento prático-teórico construído e socializado nesse movimento, reconhecendo a complexidade do presente e desafiando a inexorabilidade do futuro. Em uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e dialógica, a avaliação realiza-se processualmente, identificando-se e discutindo-se avanços, dificuldades e desafios epistemológicos, éticos e políticos enfrentados.
Palavras-chave: complexidade; transdiciplinaridade; movimentos instituintes.
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