Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório?

Autores

  • Maria Lucia Oliveira
  • Adriana Silva
  • Alexandre Barros
  • Carla Andréa Silva
  • Juliana Magalhães
  • Moisés Santos
  • Skell Belo

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.111

Resumo

Esta pesquisa, entendida como práxis educacional e social em espaços públicos, fundamenta-se teoricamente no conceito de educação como processo reflexivo, crítico, inter-transdisciplinar, criador e interativo, e de saúde como resultado de condições socioeconômicas, políticas e culturais de vida. Integrando ensino, pesquisa e extensão universitária através de ações interdepartamentais e interinstitucionais, participa-se da articulação de redes colaborativas de sujeitos, saberes e práticas educativas, buscando-se contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva. Investiga-se a dimensão emancipatória do conhecimento prático-teórico construído e socializado nesse movimento, reconhecendo a complexidade do presente e desafiando a inexorabilidade do futuro. Em uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e dialógica, a avaliação realiza-se processualmente, identificando-se e discutindo-se avanços, dificuldades e desafios epistemológicos, éticos e políticos enfrentados.

Palavras-chave: complexidade; transdiciplinaridade; movimentos instituintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Oliveira, M. L., Silva, A., Barros, A., Silva, C. A., Magalhães, J., Santos, M., & Belo, S. (2013). Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório?. Movimento-Revista De educação , (07). https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.111

Edição

Seção

Relato de Pesquisa