Educação e formação humana no MST
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.122Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a filosofia da educação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra – MST e compreender sua materialidade, a partir dos princípios e do método de organização construído ao longo dos 19 anos deste movimento social de massas. A realidade concreta dos trabalhadores rurais mostrou a ligação entre a negação ao acesso à terra e a negação ao acesso à escola. Desse modo, a luta pela terra alia-se à luta pelo direito à educação. Apresentamos o método de alfabetização desenvolvido dentro dos acampamentos e assentamentos e a participação do MST no Programa Brasil Alfabetizado do Governo Lula. A educação no MST implica a construção de um projeto popular de educação, com o objetivo de romper a cerca da ignorância que impede a democratização da sociedade brasileira.
Palavras-chave: educação, alfabetização, MST.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.