Uma práxis de educação de cidadãos trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.121Resumo
O presente artigo tem como objeto apresentar uma proposta educacional fundada no acúmulo histórico, crítico conceitual e pedagógico das Escolas de Trabalhadores. Com base em que a sociedade governada pela matriz do capital só realiza mudanças no seu sistema de educação a fim de que se mantenha e se aprofunde a dominação dessa mesma matriz em todos os âmbitos da sociedade, propõe-se uma mudança capaz de preservar uma educação para cidadãos trabalhadores, buscando fundamento numa práxis voltada para a geração de um “polismônio”, ou seja, o acúmulo cultural do trabalho cidadão gerador e repositor criativo das condições de vida nas cidades humanas.
Palavras-chave: escola de trabalhadores; educação e cidadania; conhecimento e poder; trabalho e educação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.