Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.123Resumo
A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz.
Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempo
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