Esquecer para pensar: a interferência de memórias conflitivas no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i09.125Resumo
O presente trabalho tem por objetivo explicitar por meio da obra freudiana a presença de duas vertentes no que concerne à relação entre memória e recalcamento e sua relação com o processo de aprendizagem. Essas vertentes podem ser sintetizadas na seguinte formulação: o recalcamento que pode funcionar como obstáculo para a recordação, como nos lapsos ou na amnésia infantil, é ao mesmo tempo condição necessária para a constituição da memória. O recalcamento como obstáculo à recordação é uma ideia já bastante explorada pela teoria e prática psicanalíticas, ao passo que o “recalcamento como condição de memória” recebeu até hoje muito pouca atenção.
Palavras-chave: memória; recalcamento; lembrança; cognição; problemas de aprendizagem.
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Publicado
2013-12-18
Como Citar
Arreguy, M. (2013). Esquecer para pensar: a interferência de memórias conflitivas no processo de aprendizagem. Movimento-Revista De educação , (09). https://doi.org/10.22409/mov.v0i09.125
Edição
Seção
Dossiê Temático
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