Do discurso à ação: subjetividade e imaginário
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i09.126Resumo
O trabalho baseia-se na utilização dos dados de uma pesquisa sobre “A contribuição do imaginário na constituição da subjetividade”. O presente estudo procura mostrar o grau de autonomia e/ou heteronomia (CASTORIADIS, 1999) na avaliação de sujeitos dependentes químicos, comparados ao sujeito existencial (aquele que age com autonomia). Para isso, utilizou-se o teste AT-9, buscando detectar o grau de subjetividade. Esta pesquisa apoiou-se no referencial teórico encontrado nas estruturas antropológicas do imaginário de Gilbert Durand e sua formulação experimental pelo teste AT-9 de Yves Durand. Foram aplicados 60 testes AT-9 em sujeitos com a idade variando de 18 a 35 anos, os quais eram acompanhados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Abuso de Drogas (NEPAD/UERJ). O interesse da pesquisa volta-se para o processo educacional, buscando, a partir das estruturas do imaginário e sua modelização pelo AT-9, encontrar pistas no sentido de subsidiar orientação e formação de profissionais que lidam com jovens nas práticas comunitárias.
Palavras-chave: imaginário; sujeito existencial; avaliação educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.