Reflexões acerca do processo de implementação do programa dinheiro direto na escola (PDDE) no Piauí

Autores

  • Francisco Gonçalves
  • Liliene Luz
  • Rosana Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i12.155

Resumo

O presente trabalho é uma primeira sistematização acerca do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o qual consiste numa política de financiamento da educação nos marcos de um Estado que se pauta numa lógica neoliberal, agora como ator coadjuvante e não mais como protagonista da ação educacional nas sociedades capitalistas contemporâneas. Este artigo pressupõe que a diminuição das funções do estado decorre de um complexo de estratégias macrossociais cujo propósito é a destituição de direitos importantes conquistados na esfera jurídico-política pela classe trabalhadora na segunda metade do século passado. O artigo encaminha para a compreensão de que o PDDE é uma forma inteligente de desconcentrar poder sem descentralizá-lo e apresenta dados sobre a implementação do programa no Piauí.

Palavras-chave: política educacional; financiamento da educação; descentralização.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Gonçalves, F., Luz, L., & Cruz, R. (2013). Reflexões acerca do processo de implementação do programa dinheiro direto na escola (PDDE) no Piauí. Movimento-Revista De educação , (12). https://doi.org/10.22409/mov.v0i12.155