Por que gestão democrática? A democracia da gestão escolar. A quem interessa a gestão democrática e de que democracia se está falando?
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.170Resumo
O conteúdo deste artigo se refere aos princípios da gestão democrática. Aborda os seus conceitos basilares, identificando as suas inter-relações: o sentido da democracia e as suas possibilidades na escola pública; a importância da participação social ampliada; a qualidade da educação como resultado da democracia. Em síntese, democracia, participação e qualidade são conceitos que retratam o sentido da reforma proposta no campo da gestão escolar e, por isso, servem como pauta de avaliação dos descaminhos dessa política.
Palavras-chave: gestão democrática; escola pública; democracia e participação; educação de qualidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-18
Como Citar
Torres, A. (2013). Por que gestão democrática? A democracia da gestão escolar. A quem interessa a gestão democrática e de que democracia se está falando?. Movimento-Revista De educação , (13). https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.170
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.