A fronteira instável: liberdade e autoridade nas propostas de educação democrática
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.179Resumo
A autoridade e a crise de autoridade são dois dos mais graves problemas hoje em educação escolar. Eles se apresentam de forma urgente no ensino fundamental, etapa essencial da formação social e moral da criança. Esta crise tem deixado até educadores escolares experientes de mãos vazias, por não saberem mais como proceder para trabalhar com regras e limites necessários à vida coletiva. Ou seja, perdemos (felizmente) as referências rígidas dos padrões convencionais para educar as crianças, mas frequentemente não conseguimos colocar algo efetivo no lugar. Este estado de coisas nos tem levado a colocar quase como opostos estes dois fenômenos: autoridade e liberdade, ou limites e democracia, como se eles fossem inconciliáveis. Este artigo, baseado em algumas reflexões da linha pragmatista da escola nova, procura demonstrar o rompimento com os antigos modos autoritários de poder é em si um grande ganho democrático, no sentido radical da palavra democracia. Mas a formação das crianças exige algum tipo de autoridade, pois é impossível educar sem direcionar e sem trabalhar com limites. Como fazê-lo em sintonia com valores radicalmente democráticos?
Palavras-chave: liberdade; autoridade democrática; formação humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.