Rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.176Resumo
No texto é apresentado o resumo das principais análises feitas pelo professor Daniel Thin em atividades realizadas na Faculdade de Educação da UFF. A partir de suas pesquisas, o professor aborda discussões contemporâneas sobre o fracasso escolar na França, onde os dispositivos se constituem em ações instrumentais para a aplicação de políticas públicas que visam ao enfrentamento deste problema. O fracasso escolar é analisado na perspectiva das “rupturas escolares”, categoria analítica que representa a abertura de novas possibilidades de compreensão das dificuldades de escolarização, assim como das tensões e ambivalências vividas pelas famílias em relação à educação e ao futuro dos filhos.
Palavras-chave: fracasso escolar; rupturas escolares; dispositivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.