Rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990

Lea Paixão, Léa da Cruz, Marisol Mello

Resumo


No texto é apresentado o resumo das principais análises feitas pelo professor Daniel Thin em atividades realizadas na Faculdade de Educação da UFF. A partir de suas pesquisas, o professor aborda discussões contemporâneas sobre o fracasso escolar na França, onde os dispositivos se constituem em ações instrumentais para a aplicação de políticas públicas que visam ao enfrentamento deste problema. O fracasso escolar é analisado na perspectiva das “rupturas escolares”, categoria analítica que representa a abertura de novas possibilidades de compreensão das dificuldades de escolarização, assim como das tensões e ambivalências vividas pelas famílias em relação à educação e ao futuro dos filhos.

Palavras-chave: fracasso escolar; rupturas escolares; dispositivos.


Texto completo:

Sem título


DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 Fontes de indexação:

                                                                              

 

 

Apoio:

 

                                                                  

   

 

                              

 

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

click counter
click counter
click counter