Enlaces entre educação e cinema na Argentina e Brasil (1990-2010)
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.243Resumo
O artigo discute questões da educação e cinema na Argentina e Brasil (1990/2010), analisando concepções sobre a formação de professores na interface com o cinema, em projetos e políticas para o magistério. A partir de referenciais teóricos da educação e cinema, realizou-se levantamento e análise de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que a exibição e debates de filmes foi a principal estratégia de formação, enfatizando-se aspectos ético-políticos e a prática pedagógica.
Palavras chaves: educação e cinema; formação de professores; educação no Brasil e na Argentina.
El artículo aborda las cuestiones de educación y cine en Argentina y Brasil (1990/2010), a través del análisis de las concepciones de la formación del profesorado en la interfaz con el cine, en proyectos y políticas para la enseñanza. A partir de los marcos teóricos de la educación y cine, se llevó a cabo la encuesta y el análisis de fuentes documentales y entrevistas semi-estructuradas. Se concluye que ver películas y discutirlas fue la principal estrategia de capacitación, con énfasis en los aspectos éticos y políticos y la práctica pedagógica.
Palabras clave: educación y el cine; formación del profesorado; la educación en Brasil y Argentina
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.