A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996

Autores

  • Jussara Marques de Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.245

Resumo

Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.

Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.

We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.

Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Possui graduação em Pedagogia (1995), mestrado em educação (2003) e doutorado em educação (2011) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora adjunta do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e compõe o quadro docente do Programa de Pós-graduação Strictu Senso Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Trabalho Docente e Política e Gestão de Sistemas Educacionais.

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

Macedo, J. M. de. (2015). A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996. Movimento-Revista De educação , (2). https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.245