Conceitos do liberalismo e educação. Indivíduo, propriedade e liberdade na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.266Resumo
Este artigo analisa diferentes pensamentos relacionados à educação dentro do liberalismo. Além disso, discute como esta ideologia se fez presente na sociedade brasileira em seus primeiros momentos, no século XIX, abordando brevemente diferentes análises historiográficas. Entende-se aqui que a forma através da qual o liberalismo entra na sociedade brasileira, isto é, com um viés elitista, oligárquico e excludente, (em uma parte da classe dominante) está diretamente ligada à concepção de educação pública adotada historicamente pelo Estado brasileiro.
Palavras-chave: liberalismo, educação, Brasil.
This article analyzes different ideas related to education in liberalism. Besides, it discusses how this ideology was present in Brazilian society in its first years, in the nineteenth century, briefly discussing varied historiographical analysis. I consider that the way in which liberalism (with an elitist, oligarchic and exclusionary bias) entered the Brazilian society (in some part of the upper class) is directly linked to the State’s historical public education conceptions.
Keywords: liberalism, education, Brazil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.