PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.301Resumo
Cotidianamente meninas e meninos são discriminadas/os por não apresentarem comportamentos condizentes com as feminilidades e masculinidades privilegiadas em nossa sociedade e as crianças negras não encontram socialmente um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da autoestima no que tange ao pertencimento racial. Quando a escola corrobora tais situações atua na contramão do que se espera e pode consolidar preconceitos e estimular discriminações. Apresentamos, então, esta reflexão que não se configura como um projeto pontual na área de gênero, raça e sexualidade, mas como sistematização de ações cotidianas por nós adotadas que questionam condutas impostas como corretas, buscando a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar. Concluímos que essas ações contribuíram para que as crianças se mostrassem mais atentas às atitudes preconceituosas ocorridas não só na escola, mas também em outros espaços de convivência, influenciando positivamente nas relações estabelecidas por elas.
Palavras-chave: Relações de gênero; Relações étnico-raciais; Diversidade; Educação.
Titulo: PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y SUPERACIÓN DE PREJUICIOS: Discusión sobre género y diversidad en la escuela
RESUMEN
Cotidianamente niñas y niños son discriminadas/os por no tener los comportamientos propios de las feminidades y masculinidades de privilegio en nuestra sociedad. Además, niños/as negros/as no encuentran socialmente un entorno propicio para el adecuado desarrollo de su autoestima en lo que se refiere a súper tenencia racial. Cuando la escuela refuerza tales situaciones, actúa en el sentido contrario de lo esperado y puede consolidar los prejuicios y estimularla discriminación. Presentamos, así, una reflexión que no se configura como un proyecto en la área de género, raza y sexualidad, sin embargo como una sistematización de acciones cotidianas que desarrollamos para problematizar conducta impuestas como correctas, buscando la desconstrucción de prejuicios recurrentes en el espacio escolar. Llegamos a la conclusión de que estas acciones ayudaron a los/as niños/as a se mantener más atentos a actitudes prejuiciosas que ocurren no sólo en la escuela pero también en otros espacios sociales, influyendo positivamente en las relaciones establecidas por ellos.
Palabras clave: Relaciones de género; Relaciones étnicas y raciales; Diversidad; Educación.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.