A 80 AÑOS DE ANTONIO GRAMSCI. Reflexiones políticas y educativas sobre un legado inagotable
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.359Resumo
De los pensadores marxistas clásicos, Antonio Gramsci fue quien más páginas dedicó al tópico educativo. Para volver inteligibles algunas de estas contribuciones, el artículo repone su interpretación del marxismo como filosofía de la praxis, su tratamiento del concepto de hegemonía y la estrategia política que sugirió para países occidentes. A 80 años del fallecimiento del revolucionario sardo, el legado gramsciano constituye un sistema teórico abierto y con tensiones internas que amerita su indagación por parte de los proyectos político-pedagógicos emancipatorios de nuestro tiempo.
Palabras claves: Filosofía de la praxis; Hegemonía; Estrategia política; Educación.
A 80 ANOS DE ANTONIO GRAMSCI. Reflexões políticas e educacionais sobre um legado inesgotável
Resumo
Dos pensadores marxistas clássicos, Antonio Gramsci foi quem dedicou mais páginas ao tema da educação. Para tornar inteligível algumas dessas contribuições, o artigo revive sua interpretação do marxismo como filosofia da práxis, tratando do conceito de hegemonia como principal estratégia para a luta política em países ocidentais. Após 80 anos da morte do revolucionário sardo, o legado gramsciano nos deixa um sistema teórico aberto, profícuo e com tensões internas que faz jus às indagacões de projetos político-pedagógicos emancipadores do nosso tempo.
Palavras-chave: Filosofia da práxis; Hegemonia; Estratégia política; Educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.