No 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva

					Afficher No 6 (2017): Antonio Gramsci (1937-2017): educação, política e vontade coletiva
Publiée: 2017-06-28

Editorial

  • Editorial

    Percival Tavares da Silva, Ana Lole, Giovanni Semeraro
    1-6
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.366

Dossiê Temático

  • A 80 AÑOS DE ANTONIO GRAMSCI. Reflexiones políticas y educativas sobre un legado inagotable

    Sebastián Gómez
    7-33
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.359
  • A CONCEPÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA POLÍTICA EM GRAMSCI: uma análise do Caderno 13

    Giovanni Semeraro
    34-53
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.358
  • GRAMSCI: educação e vontade coletiva

    Sérgio Miguel Turcatto
    54-79
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.363
  • EDUCAÇÃO E SUJEITO HISTÓRICO NA FILOSOFIA DA PRÁXIS

    Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira
    80-106
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.328
  • O INTELECTUAL ORGÂNICO COMO FORMADOR DA VONTADE COLETIVA DOS SUBALTERNOS: apontamentos a partir de Antonio Gramsci

    Pedro Santos
    107-130
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.364
  • GRAMSCI’S HISTORICAL BLOC: Structure, Hegemony and Dialectical Interactions

    Derek Boothman
    131-150
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.362
  • HEGEMONIA E EDUCAÇÃO: teoria e prática para a transformação social

    Deise Rosalio Silva
    151-175
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.332
  • CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA E ESCOLA PÚBLICA: o problema do conhecimento para as massas trabalhadoras

    Elismar Bezerra Arruda
    176-201
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.361
  • GRAMSCI, VIRGILIO DI PASOLINI?

    Angelo d’Orsi
    202-224
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.367
  • CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

    Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Herbert Glauco de Souza, Priscila Rezende Moreira
    225-253
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.336
  • ANATOLI VASSILIEVITCH LUNATCHARSKI E OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA SOVIÉTICA

    Zoia Prestes, Elizabeth Tunes
    254-271
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.360

Artigos

  • A MATA ATLÂNTICA E O ENSINO DE HISTÓRIA: da pré-história ao período colonial brasileiro

    Marcos Pinheiro Barreto
    272-305
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.342
  • ESCOLAS DE LUTA: a disputa entre projetos educacionais nas escolas ocupadas em São Paulo

    Luciana Brito
    306-328
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.314
  • O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?

    Gilberto Nogara Junior, Adriana D'Agostini
    329-361
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.309

Relato de Pesquisa

  • A HEGEMONIA DISSOCIADA E O PAPEL IDEOLÓGICO DA CEPAL NOS ANOS DE 1950 A 1960

    Rachel Aguiar Estevam do Carmo
    362-381
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.341

Entrevista - Dossiê Temático

  • A RECEPÇÃO DE GRAMSCI NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: entrevista com Dermeval Saviani

    Percival Tavares da Silva
    386-404
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.368
  • POR QUE GRAMSCI? Entrevista com Guido Liguori

    Ana Lole
    405-408
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.369

Documento - Dossiê Temático

  • EDUCACIÓN Y REPRESIÓN

    382-385
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.370

Resenha - Dossiê Temático

  • DICIONÁRIO GRAMSCIANO: o mapa crítico de um marxista

    Reginaldo Costa, Roberta Kerr dos Santos
    409-415
    DOI : https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.357