GRAMSCI: educação e vontade coletiva

Autores

  • Sérgio Miguel Turcatto Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF); Professor de Filosofia na Educação básica.

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.363

Resumo

O artigo discute a centralidade da educação e da vontade coletiva na edificação de uma nova ordem social e política no pensamento de Gramsci. Apresenta o movimento do pensar de Gramsci e suas reflexões tanto nos escritos pré-carcerários quanto nos Cadernos do Cárcere, pautado na diretriz teórico-política da educação e da vontade coletiva, e suas aproximações entre relações pedagógicas e direção consciente. Aponta a ênfase aferida por Gramsci à luta cultural e à luta política. Assim, os conceitos de educação e vontade coletiva compilados por Gramsci estão conectados ao de “reforma intelectual e moral”, ou seja, à questão da hegemonia.

Palavras-chave: Gramsci; educação e vontade coletiva.

  

Gramsci: education and collective thought

Abstract

The article discusses the centrality of education and the collective will in the construction of a new social and political order in Gramsci's thought. It presents the movement of thinking and Gramsci’s reflections both in pre-prison writings and in Prison Notebooks, based on the theoretical-political guideline of education and collective will, and its approximations between pedagogical relations and conscious direction. It points to Gramsci's emphasis on cultural struggle and political struggle. Thus, the concepts of “education” and “collective will” compiled by Gramsci are connected to the of "intellectual and moral reform", that is, to the question of hegemony.

Keywords: Gramsci; education and collective will.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Turcatto, S. M. (2017). GRAMSCI: educação e vontade coletiva. Movimento-Revista De educação , (6), 54-79. https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.363