HEGEMONIA E EDUCAÇÃO: teoria e prática para a transformação social
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.332Resumo
O presente artigo versa sobre o aprofundamento da conceituação de hegemonia e a relação estabelecida com o alargamento do conceito de Estado desenvolvidos por Gramsci. Desse modo, enfatiza a importância da questão formativa e a intrínseca relação entre hegemonia e educação, expressando a tradutibilidade, a necessária congruência teórica e prática ao contexto histórico, para o estabelecimento da vontade coletiva, impulsionadora de um processo revolucionário de construção hegemônica para a transformação social.
Palavras-chave: Hegemonia; Educação; Tradutibilidade; Vontade coletiva.
HEGEMONY AND EDUCATION: theory and practice for social transformation
Abstract
This article deals with the deepening the conception of hegemony and the established relation with the extension of the concept of State developed by Gramsci. Thus, it emphasizes the importance of the formative question and the intrinsic relation between hegemony and education, expressing the necessary theoretical and practical congruence to the historical context for the establishment of the collective will, propelling a revolutionary process of hegemonic construction for social transformation.
Keywords: Hegemony; Education; Transluctability; Collective will.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.