HEGEMONIA E EDUCAÇÃO: teoria e prática para a transformação social

Autores

  • Deise Rosalio Silva Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.332

Resumo

O presente artigo versa sobre o aprofundamento da conceituação de hegemonia e a relação estabelecida com o alargamento do conceito de Estado desenvolvidos por Gramsci. Desse modo, enfatiza a importância da questão formativa e a intrínseca relação entre hegemonia e educação, expressando a tradutibilidade, a necessária congruência teórica e prática ao contexto histórico, para o estabelecimento da vontade coletiva, impulsionadora de um processo revolucionário de construção hegemônica para a transformação social.

Palavras-chave: Hegemonia; Educação; Tradutibilidade; Vontade coletiva.


HEGEMONY AND EDUCATION: theory and practice for social transformation 

Abstract

This article deals with the deepening the conception of hegemony and the established relation with the extension of the concept of State developed by Gramsci. Thus, it emphasizes the importance of the formative question and the intrinsic relation between hegemony and education, expressing the necessary theoretical and practical congruence to the historical context for the establishment of the collective will, propelling a revolutionary process of hegemonic construction for social transformation.

 

Keywords: Hegemony; Education; Transluctability; Collective will.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Rosalio Silva, Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) Pedagoga pela mesma instituição

Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Silva, D. R. (2017). HEGEMONIA E EDUCAÇÃO: teoria e prática para a transformação social. Movimento-Revista De educação , (6), 151-175. https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.332