CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA E ESCOLA PÚBLICA: o problema do conhecimento para as massas trabalhadoras

Autores

  • Elismar Bezerra Arruda Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso; Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.361

Resumo

O presente artigo expressa reflexões e entendimentos decorrentes da pesquisa intitulada: “A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do Agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico”. Objetiva discutir a subjetivação da Escola Pública pelas massas trabalhadoras, a partir da realidade mato-grossense impactada pelo processo do Agronegócio; este como a materialização do capitalismo dependente. Referenciado na filosofia política marxista, confronta o Pedagogismo, o reducionismo do mercado e trata o processo de ensino como práxis que constrói uma nova vontade coletiva, no sentido da autonomização dos trabalhadores.

Palavras-Chave: Escola Pública; Vontade Coletiva; Autonomização.

 

Construction of Collective Will and Public School: the Problem of Knowledge for the Working Masses

Abstract

The following article expresses some reflections and understandings related to the research titled: " Construction of Collective Will and Public School: the Problem of Knowledge for the Working Masses". Its objective is to discuss the subjectivation of the Public School by the working masses starting with the mato-grossense reality impacted by the agribusiness process, this like the materialization of the dependent capitalism. Referenced on the political marxist philosophy, it confronts the Pedagogism, the market reductionism that treats the learning process such as the praxis which builds a new collective will in the sense of the autonomization of workers.

Keywords: Public School; Collective Will; Autonomization.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Arruda, E. B. (2017). CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA E ESCOLA PÚBLICA: o problema do conhecimento para as massas trabalhadoras. Movimento-Revista De educação , (6), 176-201. https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.361