CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Fernando Selmar Rocha Fidalgo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Glauco de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscila Rezende Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.336

Resumo

Neste artigo, resgatam-se algumas contribuições de Antônio Gramsci, especificamente seus escritos sobre Vontade Coletiva e Técnica do Pensar e, como este último conceito, relaciona-se ao primeiro no sentido de ser condição para a autonomia intelectual e moral das pessoas, preparando-se, dessa maneira, o terreno para que uma vontade coletiva nacional-popular seja construída e uma nova hegemonia concretizada por parte dos grupos sociais subalternos. Indicam-se também possíveis relações entre a importância da reflexão gramsciana e a compreensão das relações entre ensino e cultura digital, situando o cenário mais amplo dessa problemática. Desse modo, aborda-se aqui a questão das mídias digitais no contexto escolar e as modificações nas metodologias de ensino derivadas do avanço das tecnologias neste século.

Palavras-chave: Mídias Digitais; Vontade Coletiva; Técnica do Pensar.

 

GRAMSCIAN CONTRIBUTIONS IN THE ANALYSIS OF THE INCORPORATION OF DIGITAL MEDIA IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIO

Abstract

In this article, some contributions of Antônio Gramsci are rescued, specifically his writings on Collective Will and Technical of Thinking and, as this last concept, relates to the first in the sense of being a condition for the intellectual and moral autonomy of the people, thus establishing the ground for a national-popular collective will to be built and a new hegemony achieved by subaltern social groups. It also indicates possible relations between the importance of gramscian reflection and the understanding of the relations between teaching and digital culture, placing the broader scenario of this problem. Thus, the issue introduces here the question about of digital media in the school context and the changes in teaching methodologies derived from the advancement of technologies in this century.

Keywords: Digital media; Collective Will; Technical of Thinking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG.

Herbert Glauco de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG.

Priscila Rezende Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Fidalgo, F. S. R., Souza, H. G. de, & Moreira, P. R. (2017). CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS NA ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Movimento-Revista De educação , (6), 225-253. https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.336