ANATOLI VASSILIEVITCH LUNATCHARSKI E OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA SOVIÉTICA

Autores

  • Zoia Prestes Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília - UnB; Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.360

Resumo

Anatoli Vassilievitch Lunatcharski desempenhou um importante papel no movimento revolucionário russo que levou à instalação do poder dos Soviets na Rússia. Por ser um intelectual brilhante foi nomeado Comissário do Povo para Instrução e impulsionou o trabalho de estruturação do sistema educacional soviético, elaborando os princípios norteadores da nova escola que formaria o homem novo – tarefa imediata apresentada pelo novo regime instalado com a Revolução de Outubro. Praticamente desconhecido no Brasil, o artigo em questão narra a trajetória de Lunatcharski e apresenta algumas informações a respeito de sua contribuição teórica para o estabelecimento das bases da nova escola pública soviética.

Palavras-chave: Revolução de Outubro; Lunatcharski; Homem novo.

 

ANATOLI VASSILIEVITCH LUNATCHARSKI AND THE PRINCIPLES OF THE SOVIET SCHOOL

Abstract

Anatoli Vassilievitch Lunatcharski played an important role in the Russian revolutionary movement that led to the installation of Soviet power in Russia. For being a brilliant intellectual, he was appointed People's Commissar for Education and gave impetus to the work of structuring the Soviet educational system, elaborating the guiding principles of the new school that would form the new man - an immediate task presented by the new regime installed with the October Revolution. Almost unknown in Brazil, the article in question narrates the trajectory of Lunatcharski and presents some information about its theoretical contribution to the establishment of the bases of the new Soviet public school.

Keywords: October Revolution; Lunatcharski; New man.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Prestes, Z., & Tunes, E. (2017). ANATOLI VASSILIEVITCH LUNATCHARSKI E OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA SOVIÉTICA. Movimento-Revista De educação , (6), 254-271. https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.360