TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS: pelo encontro em detrimento do radicalismo

Autores

  • Márden De Pádua Ribeiro PUC-MG e FACISABH

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32619

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar as ditas “teorias pós-críticas de currículo”. Trata-se de uma reflexão teórica que busca defender que atualmente no campo curricular, vertentes pós-estruturais radicais tem induzido reflexões curriculares abstratas. O trabalho postula pela necessidade de um diálogo entre as vertentes críticas e pós-crítics de currículo, colocando-se em oposição às assertivas que advogam pelo fim da teoria crítica curricular, negando uma visão dicotômica, que resulta em uma ideia de ruptura e superação da vertente “pós-crítica” em relação à “crítica”. Para isso, ampara-se em teóricos críticos do currículo que atuam em constante diálogo com demais vertentes pós-modernas e pós-estruturais, atuando assim em uma zona fronteiriça conceitual.

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Biografia do Autor

Márden De Pádua Ribeiro, PUC-MG e FACISABH

Mestre em Educação - PUCMG

Doutorando em Educação - PUCMG

Professor do curso de Pedagogia - FACISABH

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Ribeiro, M. D. P. (2017). TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS: pelo encontro em detrimento do radicalismo. Movimento-Revista De educação , (5). https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32619