TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS: pelo encontro em detrimento do radicalismo
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32619Résumé
O presente artigo tem por objetivo problematizar as ditas “teorias pós-críticas de currículo”. Trata-se de uma reflexão teórica que busca defender que atualmente no campo curricular, vertentes pós-estruturais radicais tem induzido reflexões curriculares abstratas. O trabalho postula pela necessidade de um diálogo entre as vertentes críticas e pós-crítics de currículo, colocando-se em oposição às assertivas que advogam pelo fim da teoria crítica curricular, negando uma visão dicotômica, que resulta em uma ideia de ruptura e superação da vertente “pós-crítica” em relação à “crítica”. Para isso, ampara-se em teóricos críticos do currículo que atuam em constante diálogo com demais vertentes pós-modernas e pós-estruturais, atuando assim em uma zona fronteiriça conceitual.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.