RETROSPECTIVA SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.408Resumo
Estudo sobre a temática da educação popular e sua relação com movimentos sociais no debate sobre os sujeitos sociopolíticos do processo de mudança social, destacando a obra de Paulo Freire. O texto se estrutura em três momentos, segundo a cronologia histórica. Inicialmente, abordam-se as principais contribuições iniciais de Paulo Freire a partir dos anos de 1960-1970, em seguida, focalizam-se transformações na conjuntura socioeconômica e política no Brasil ao final dos anos de 1980 e nos de 1990 e suas repercussões na Educação Popular; e o terceiro momento destaca o cenário brasileiro neste século, especialmente na década de 2010, quando surgem novos tipos de movimentos sociais e novas relações no campo da educação popular. O legado do método de Paulo Freire neste cenário é um fio condutor que percorre o texto.
Palavras-chave: Educação popular; Movimentos sociais; Paulo Freire; Sujeitos coletivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.