A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967)
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.397Resumo
O presente artigo tem o objetivo de, a partir da trajetória intelectual de Paulo Freire, localizar o contexto e os fundamentos de seu método de alfabetização de adultos, identificando os desdobramentos de suas experiências pedagógicas e o impacto que tiveram na educação popular. Para tal, apresentamos algumas ideias-chave do autor durante o período de 1958 a 1967, correspondentes ao momento de amadurecimento das reflexões do autor, de seu engajamento no movimento de cultura popular, da elaboração de sua proposta metodológica e das meditações a respeito do sentido político-pedagógico de seu método. Em seguida, apresentamos algumas críticas de autores progressistas e conservadores em relação às consequências simbólicas e práticas da proposta freiriana e do conjunto da educação popular do início da década de 1960, no Brasil, reconhecendo a validade de algumas considerações e os limites e imprecisões de algumas de suas críticas.
Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Popular; Alfabetização de Adultos.Downloads
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