EM DEFESA DO LEGADO DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.427Resumo
Evocando memórias como fontes orais, reconstitui-se um passado, forjando a narrativa de uma experiência de formação pelo olhar do presente, no convívio e entrecruzamento com a presença de Paulo Freire e com os sentidos que deixou como legado à autora. Sem linearidade didática, movimentos da memória tecem traçados, no esforço de torná-los inteligíveis aos leitores. Disparados, ‘arquivos provocados’ fazem emergir lembranças e narrativas reveladoras não apenas do ‘saber’ sobre ideias de Paulo Freire, mas também fatos inusitados, não produzidos pelo conhecimento oficial. Para a contemporaneidade e seus temores, cabe reassumir conceitos redivivos a que Freire deu não apenas conteúdo teórico, mas substância, vida.
Palavras-chave: Memória; Formação; Paulo Freire.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-09
Como Citar
Paiva, J. (2017). EM DEFESA DO LEGADO DE PAULO FREIRE. Movimento-Revista De educação , (7), 64-87. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.427
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.