A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES

Autores

  • Nilda Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Virgínia Louzada Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.399

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir os impactos que a obra de Paulo Freire – entendida como experiências e textos – teve em duas gerações de docentes. Chama a atenção para como essa obra tocou, em especial, temáticas que mobilizaram as autoras, que pertencem a duas gerações diferentes. Os modos de reação à obra de Paulo Freire também variaram muito, assim como os tantos enredamentos possíveis diante das reflexões defendidas em sua obra. Nesse sentido, ressaltamos a importância das contribuições do autor para os processos formativos docentes.

Palavras-chave: Paulo Freire; Gerações de docentes; Currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora titular na Faculdade de Educação/UERJ e Faculdade de Educação/UFF (aposentada em ambas). Pesquisadora visitante na UERJ. Ex-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) , ABdC  (Associação Brasileira de Currículo) e ASDUERJ (associação dos Docentes da UERJ). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior. Fundadora, em 2001, e coordenadora, até 2014, do Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ (www.lab-eduimagem.pro.br) . Pesquisadora 1 A/CNPq. 

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

rofessora Adjunta da Faculdade de Educação da Uerj, lotada no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Pesquisadora da área de educação, com ênfase em avaliação, atuando nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, políticas de avaliação para a educação básica, avaliação na educação infantil, cotidianos e alfabetização. Participa do Grupo de Pesquisa "Currículos, redes educativas e imagens", coordenado pela Profª Drª Nilda Alves.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Alves, N., & Louzada, V. (2017). A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES. Movimento-Revista De educação , (7), 112-132. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.399