ESCOLA COMO UMA BASE PARA O POVO TOMAR O PODER? Diálogo entre Samora Machel e Paulo freire

Autores

  • Adelino Inácio Assane Universidade Pedagógica (UP) – Delegação de Nampula, Moçambique
  • Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse Universidade Pedagógica (UP) – Delegação de Nampula, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.428

Resumo

Depois da Independência Nacional em 1975, uma das palavras de ordem de Samora Machel, primeiro Presidente da então República Popular de Moçambique, foi “fazer da escola uma base para o povo tomar o poder”. O presente artigo pretende ampliar a discussão dessa visão macheliana, dialogando com Paulo Freire (patrono da educação brasileira), pois, nas políticas públicas de educação moçambicana, notam-se vestígios de ideias freireanas que foram adotadas logo após a conquista da Independência Nacional. Encontramos em Machel e em Freire algumas aproximações e similitudes fundadas no comprometimento com o pensamento crítico da educação.

Palavras-chave: Alfabetização; Escola; Colonização; Libertação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelino Inácio Assane, Universidade Pedagógica (UP) – Delegação de Nampula, Moçambique

Bolsista do CNPq/MCT-Moçambique. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular; professor da Universidade Pedagógica (UP) – Delegação de Nampula, Moçambique. Coordenador do GEPECE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar.

Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse, Universidade Pedagógica (UP) – Delegação de Nampula, Moçambique

Bolsista do CNPq/Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique (MCT), Grupo de Pesquisa de Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos, vinculado à linha de pesquisa de Educação Inclusiva e Processos Educacionais, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professor da Universidade Pedagógica (UP) – Delegação de Nampula, Moçambique.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

Assane, A. I., & Juliasse, A. C. N. (2017). ESCOLA COMO UMA BASE PARA O POVO TOMAR O PODER? Diálogo entre Samora Machel e Paulo freire. Movimento-Revista De educação , (7), 209-227. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.428