O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO ALFABETIZADOR COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL A PARTIR DO DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.406Resumo
O artigo, baseado no pensamento de Paulo Freire, compreende o sentido da formação humana como possibilidade ontológica do homem em ser sujeito e não objeto de outros homens. Critica a visão “bancária” da educação e dialoga com a perspectiva libertadora ao se apresentar como uma possibilidade de conscientização política desde os processos iniciais de alfabetização. Aponta a necessidade de proposições educativas elaboradas a partir de um pensar coletivo com os educandos e não para eles. Nesse diálogo com Freire, sugere alguns elementos necessários na alfabetização de crianças.
Palavras-chave: Alfabetização de crianças; Educação popular; Trabalho docente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-09
Como Citar
Souza, O. R. de. (2017). O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO ALFABETIZADOR COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL A PARTIR DO DIÁLOGO COM PAULO FREIRE. Movimento-Revista De educação , (7), 254-280. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.406
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.