TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras

Autores

  • John Mateus Barbosa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Jamerson Antônio Almeida da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.313

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa que analisa a dinâmica de adequação do espaço e do tempo escolares em escolas públicas municipais de Caruaru-PE, sob a indução do programa Mais Educação. Constatamos a existência de manipulações de tempo e espaço no interior das escolas como condição para contemplar parte das normas do programa. Assim, estrategicamente, truques de gestão que revelam encurtamentos são realizados na oferta formativa, os quais desqualificam a educação pública e tornam a ampliação de jornada um mito no Brasil.

Palavras-Chave: Mais Educação; Tempo-espaço escolar; Ampliação de jornada.

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Biografia do Autor

John Mateus Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação (PPGE/UFPE). Professor Substituto no Núcleo de Formação do Docente (CAA/UFPE).

Jamerson Antônio Almeida da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação (UFBA). Professor Adjunto no Núcleo de Formação Docente (CAA/UFPE). Membro permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPE) e Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE).

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

Barbosa, J. M., & Silva, J. A. A. da. (2017). TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: os truques e o mito das ampliações em escolas públicas brasileiras. Movimento-Revista De educação , (7), 419-447. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.313