ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: mapeamento e reflexões

Autores

  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Silvana Stremel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Solange Toldo Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.447

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão de literatura constituído por 123 publicações sobre aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil, classificadas em quatro categorias. Apresentam-se um panorama sobre essa área como campo teórico e acadêmico, uma análise das publicações selecionadas e alguns desafios para os pesquisadores desse campo. Argumenta-se que, embora os estudos sobre aspectos teórico-epistemológicos dessa área tenham avançado na última década, há ainda diversas questões a serem aprofundadas.

Palavras-chave: Política Educacional; Epistemologia; Campo acadêmico.

 

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Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

- Professor da UEPG.

- Doutor em Educação - UCL/University of London

- Membro do CA-Educação/CNPq

Silvana Stremel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

- Doutora em Educação - UEPG

- Professora da UTFPR

Solange Toldo Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

Doutoranda em Educação - UEPG 

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Mainardes, J., Stremel, S., & Soares, S. T. (2018). ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: mapeamento e reflexões. Movimento-Revista De educação , 5(8), 43-74. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.447