ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: mapeamento e reflexões

Auteurs

  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Silvana Stremel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Solange Toldo Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

DOI :

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.447

Résumé

Trata-se de um estudo de revisão de literatura constituído por 123 publicações sobre aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil, classificadas em quatro categorias. Apresentam-se um panorama sobre essa área como campo teórico e acadêmico, uma análise das publicações selecionadas e alguns desafios para os pesquisadores desse campo. Argumenta-se que, embora os estudos sobre aspectos teórico-epistemológicos dessa área tenham avançado na última década, há ainda diversas questões a serem aprofundadas.

Palavras-chave: Política Educacional; Epistemologia; Campo acadêmico.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    - Professor da UEPG.

    - Doutor em Educação - UCL/University of London

    - Membro do CA-Educação/CNPq

  • Silvana Stremel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    - Doutora em Educação - UEPG

    - Professora da UTFPR

  • Solange Toldo Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)
    Doutoranda em Educação - UEPG 

Téléchargements

Publiée

2018-06-26

Comment citer

ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: mapeamento e reflexões. (2018). Movimento-Revista De educação , 5(8), 43-74. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.447