POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DE 2003 A 2012: expansão, precarização e privatização

Autores

  • Denise Bessa Léda
  • Ana Paula Ribeiro de Sousa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.455

Resumo

O presente artigo analisa a contrarreforma da educação superior no Brasil e discute como as políticas para a educação superior fomentadas entre 2003 e 2012 se configuram como uma continuidade do projeto de reestruturação desse nível de ensino, na esteira das orientações dos Organismos Internacionais, nos marcos das reformas neoliberais iniciadas na década de 1990. Conclui que, em que pese o discurso da “democratização” e a efetiva expansão quantitativa de vagas e matrículas, as políticas de educação superior têm alavancado o processo de empresariamento do setor e a precarização da Universidade pública.

Palavras-chave: Contrarreforma do ensino superior; Políticas Públicas; Expansão; Precarização; Privatização.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Professora assistente da Universidade Fedetral do Maranhão. Mestre em educação. Doutoranda em educação (UFF). Atuação nas áreas de História da Educação e Política educacional, com ênfase na formação de professores e instituições de ensino superior.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Léda, D. B., & Sousa, A. P. R. de. (2018). POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DE 2003 A 2012: expansão, precarização e privatização. Movimento-Revista De educação , 5(8), 150-178. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.455