POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DE 2003 A 2012: expansão, precarização e privatização

Auteurs

  • Denise Bessa Léda
  • Ana Paula Ribeiro de Sousa Universidade Federal do Maranhão

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.455

Résumé

O presente artigo analisa a contrarreforma da educação superior no Brasil e discute como as políticas para a educação superior fomentadas entre 2003 e 2012 se configuram como uma continuidade do projeto de reestruturação desse nível de ensino, na esteira das orientações dos Organismos Internacionais, nos marcos das reformas neoliberais iniciadas na década de 1990. Conclui que, em que pese o discurso da “democratização” e a efetiva expansão quantitativa de vagas e matrículas, as políticas de educação superior têm alavancado o processo de empresariamento do setor e a precarização da Universidade pública.

Palavras-chave: Contrarreforma do ensino superior; Políticas Públicas; Expansão; Precarização; Privatização.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Professora assistente da Universidade Fedetral do Maranhão. Mestre em educação. Doutoranda em educação (UFF). Atuação nas áreas de História da Educação e Política educacional, com ênfase na formação de professores e instituições de ensino superior.

##submission.downloads##

Publiée

2018-06-26