AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS E REGULAÇÃO POLÍTICO-NORMATIVA: uma análise de discursos
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.459Resumo
Em Portugal, nas últimas décadas, o discurso político-normativo em torno da educação tem sido marcado por uma gramática que alguns autores apelidam de gerencialista. Neste trabalho, procuramos proceder a uma análise sobre esse assunto, tendo por base, por um lado, o normativo legal que enquadra a avaliação das escolas (Lei nº 31/2002) e, por outro, as construções discursivas da Inspeção da Educação (relatórios de avaliação externa das escolas) e das escolas (relatórios de avaliação interna das escolas).
Palavras-chave: Avaliação das escolas; Regulação transnacional; Políticas educativas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-26
Como Citar
Fonseca, D., & Costa, J. A. (2018). AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS E REGULAÇÃO POLÍTICO-NORMATIVA: uma análise de discursos. Movimento-Revista De educação , 5(8), 210-243. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.459
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.