A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Colégio Pedro II
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.536

Resumo

O ensaio analisa os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Em um primeiro momento, produz uma síntese histórica dos documentos que orientaram a Educação Básica no Brasil e, posteriormente, sinaliza os avanços e retrocessos da Base para a Educação Infantil. Conclui-se que o documento é ambíguo, pois, ao mesmo tempo em que apresenta avanços para a Educação Infantil, sobretudo, no que tange a concepção de infância e a organização curricular, traz retrocessos em seus desdobramentos para a prática pedagógica, caracterizando-se como um documento prescritivo, que reduz a autonomia e a autoria de professores e crianças nas produções curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Lavras (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Estágio Avançado na Universidade do Minho (Doutorado-Sanduíche), em Portugal (2017). Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Docente da disciplina de Educação Física no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (2017 - Atual). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres - NAIF/UFES (2014 - Atual) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação - GEPEAIINEDU/CPII e do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação pedagógica - LACIIPED/CPII (2017 - Atual), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Tem experiência de pesquisa científica na área de Educação Física, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincadeiras, infância, ludicidade, desenho animado e agressividade; e, com experiência profissional e científica na Educação Básica e no Ensino Superior. É faixa preta em Kickboxing e Thaiboxing pela Confederação Brasileira de Kickboxing/CBKB/WAKO (2010).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2018). Mestre em Educação Física (UFES-2015). Especialista em Gestão Escolar (UFES-2012). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no curso de Licenciatura em Educação Física. Experiência docente com Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional, além de ter atuado na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES) e do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1994); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas e representações com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física, lazer e cultura popular. Coordenou o PIBID em Educação Física da UFES de 2013 a 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo de 2015 a 2018.

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Barbosa, R. F. M., Del Rio Martins, R. L., & Mello, A. da S. (2019). A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E RETROCESSOS. Movimento-Revista De educação , (10), 147-172. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.536