CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.
  • Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.514

Resumo

O artigo analisa, a partir do pensamento de Antonio Gramsci, as práticas educativas desenvolvidas durante o processo de ocupação estudantil de escolas públicas brasileiras no ano de 2016. Para tanto, apresenta reflexão sobre as limitações e as potencialidades da educação formal para a construção da hegemonia subalterna; expõe sobre a relevância dos conselhos de fábrica e do partido político como elementos que subsidiam a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para a intervenção na realidade e, por fim analisa algumas ações desenvolvidas durante as ocupações de 2016 e as suas contribuições para a formação da consciência coletiva. Ao final, conclui que as ocupações das escolas se caracterizaram como momentos formativos com vistas à transformação da realidade.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em História. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Flach, S. de F., & Boutin, A. C. D. B. (2019). CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Movimento-Revista De educação , (10), 195-218. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.514