HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.518Resumo
O artigo apresenta uma proposição didático-pedagógica desenvolvida num curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas numa universidade pública do estado de São Paulo. Envolve a utilização de ferramentas digitais na produção e divulgação de vídeos de conteúdos realizados pelos discentes como componente avaliativo da disciplina de História da Educação Brasileira. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético, enquanto método de interpretação da realidade, e na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação pedagógica. Por meio da atividade foi possível constatar importantes elementos de apropriação, pelos estudantes, de conteúdos articulados à realidade concreta (catarse) e se comprometeu com a difusão de conhecimento ao público externo em plataforma online.
Downloads
Referências
ALVES, Washington. A história da educação no Brasil: da descoberta à lei de Diretrizes e Bases de 1996. 2009. 76p. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior), Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, Lins-SP, 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/47650.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
ANDRÉ, Tamara. Reforma do ensino médio: desobrigação do estado? Olh@res, Guarulhos, v. 6, n. 1, p. 130-145, mai. 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/724. Acesso em: 16 abr. 2019.
ANDRIOLI, Antônio. As políticas educacionais no contexto do Neoliberalismo. 2017. Disponível em: http://www.andrioli.com.br/index.php/artigos/10-as-politicas-educacionais-no-contexto-do-neoliberalismo. Acesso em: 01 mai. 2018.
BASSO, Jaqueline; NETO, Luiz B. As influências do neoliberalismo na educação brasileira: algumas considerações. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus de Jataí – UFG, v. 1, n. 16, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/29044. Acesso em: 23 abr. 2019.
BORGES, Bruno G.; JÚNIOR, Décio G. Ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo. Anais... jul. 2011, p. 1-23. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300879708_ARQUIVO_bruno-decio-anpuh.pdf. Acesso em: 23 abr. 2019.
DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Ligia Marcia; DUARTE, Newton (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2010, p. 33-49. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
FERRETI, Celso; SILVA, Monica. Reforma do ensino médio no contexto da medida provisória nº 746/2016: Estado, Currículo e disputas por hegemonia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00385.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.
FERRETI, Celso. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025. Acesso em: 25 abr. 2019.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.
MAIA, Jorge . Educação Ambiental Crítica e formação de professores. 1ª ed. Curitiba-PR: Appris, 2015.
MARSIGLIA, Ana Carolina et al. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador-BA, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835. Acesso em: 12 mai. 2019.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MENDES, Carolina; TALAMONI, Jandira. A privatização do ensino a partir da Educação Ambiental: reflexões sobre relações público-privadas. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 2, p. 65-82, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=RTPS&page=article&op=view&path%5B%5D=3246. Acesso em: 12 jun. 2019.
MENDES, Carolina; TALAMONI, Jandira. Neoliberalismo e Educação Ambiental: uma leitura crítica sobre as relações público-privadas entre escolas e o agronegócio. Pracs: Revista Eletrônica de Humanidades do curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Dossiê Educação Ambiental Crítica e Questões Contemporâneas, v. 11, n. 2, p. 67-87, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4706. Acesso em: 12 jun. 2019.
MENDES, Carolina; SPAZZIANI, Maria de Lourdes. A Educação Ambiental Crítica na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas: contribuições e limitações. Interfaces da Educação, Paranaíba-MS, v. 9, n. 25, p. 154-178, 2018.
MOLL, Ricardo. Diferenças entre neoliberalismo e neoconservadorismo: duas faces da mesma moeda? Semdiplomacia, Porta UNESP, São Paulo, 23 jul. 2015.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PIRES, Marília. O Materialismo Histórico Dialético e a Educação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 1, p. 83-94, 1997.
PONTE, João Pedro. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero-americana de Educação, n. 24, p. 63-90, 2000.
SÁ, Nívea V. de A. A disciplina história da educação no curso de pedagogia da UNISO: uma história em três tempos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas-SP, n. 21, p. 74-88, mar. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4868/art08_21.pdf. Acesso em: 12 mai. 2019.
SANTOS, Celso S. dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. 2ª ed. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 34ª ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.