Experiência Monográfica sob a ótica Analítica Junguiana: Sentimentos vivenciados e avaliados por graduandos em Psicologia na Universidade Federal do Paraná na disciplina de Monografia em 2018
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.511Resumo
Baseado na Psicologia Analítica Junguiana, este estudo busca descrever os sentimentos mais comumente relacionados a tarefa de elaboração da monografia, assim como sua avaliação pessoal. Para isso, foi utilizada metodologia analítica de Jung aplicada a um questionário, distribuído via e-mail a discentes de Psicologia da UFPR cursando a disciplina de Monografia em 2018, a fim de buscar os conceitos de sentimento e símbolo à luz da imagem da experiência de se fazer monografia. Observou-se que mesmo quando indagados a respeito de sentimentos positivos, 50% dos participantes fazem menção única ou parcialmente a sentimentos negativos, cujos principais critérios são o Tempo e a Desorientação.
Downloads
Referências
BROOKE, Roger. Analytical psychology and existential phenomenology: an integration and a clinical study. Psychoanalytic review, [S.l], v. 83, n. 4, p. 525, 1996.
BROOKE, Roger. Notes on the phenomenology of interiority and the foundations of psychology. International Journal of Jungian Studies, [S.l], v. 5, n. 1, p. 3-18, 2013.
CARBONI, Nogueira Oliveira; Valnice de NOGUEIRA. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientia e Saúde. São Paulo: UNINOVE, v.3, p. 65-72, 2004.
CATALÁN, Ángeles Rebollo; PÉREZ, Rafael Garcia; SÁNCHEZ, Raquel Barragán; GARCÍA, Olga Buzón; CARO, Luisa Vega. Las emociones en el aprendizaje online. RELIEVE, [S:l], vol. 14, n. 1, p. 1-23, 2008.
DENZIN, N.K.; LINCOLN, S.Y. The Landscape of Qualitative Research: theories and issues. Londres: Sage, 1998.
FALEIROS, Fabiana; KAPPLER, Christoph; PONTES, Fernando Augusto Ramos; SILVA, Simone Souza da Costa; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira de; CUCICK, Cibele Dias. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto e contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 25, n. 4, 2016.
FERREIRA, Carlos Magno Guimarães; KLUTHCOVSKY, Ana Claudia Garabeli Cavalli; CORDEIRO, Tatiana Menezes Garcia. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e Fatores Associados em Estudantes de Medicina: um Estudo Comparativo. Revista brasileira de educação médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 268-277, Jun. 2016.
GULASSA, Daniel C. R. Gulassa; ZYLBERSTAJN, Cecília; MASSONI, Cristiane G.; NONOYA, Denise Silva. Considerações sobre o processo de orientação de monografia em Psicodrama. Revista brasileira de psicodrama, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 81-94, 2013.
HILLMAN, James. A função sentimento. VON FRANZ, Marie-Louise; ___, James. A tipologia de Jung, São Paulo: Cultrix, p. 109-219, 1990.
JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, v. 18, n. 1, 2013.
JUNG, Carl Gustav. Sobre sentimentos e a sombra: sessões de perguntas de Winterthur. 2. ed. - Petrópolis: Vozes, 2015.
JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.
LEITE FILHO, Geraldo Alemandro; MARTINS, Gilberto de Andrade. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 46, n. spe, p. 99-109, Dec. 2006 .
LOUZADA, Rita de Cássia Ramos; SILVA FILHO, João Ferreira da. Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso. Psicologia em estudo, Maringá , v. 10, n. 3, p. 451-461, Dec. 2005.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. O paradigma junguiano no contexto da metodologia qualitativa de pesquisa. Psicologia USP, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 71-94, 2005.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. Pesquisa em Psicologia Analítica: reflexões sobre o inconsciente do pesquisador. Boletim de psicologia, São Paulo, v. 57, n. 127, p. 127-138, 2007.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. Processamento simbólico arquetípico: uma proposta de método de pesquisa em psicologia analítica, São Paulo, 2009.
RUNA, Ana Isabel do Nascimento Ferreira; MIRANDA, Guilhermina Lobato. Validação Portuguesa das Escalas de Bem-estar e Mal-estar Emocional. RISTI, Porto, n. 16, p. 129-144, dez. 2015.
SANTA, Nathália Della; CANTILINO, Amaury. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: Revisão de Literatura. Revista brasileira de educação médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 4, p. 772-780, Dec. 2016.
DOS SANTOS, Lais Silva; RIBEIRO, Ícaro José Santos; BOERY, Eduardo Nagib; BOERY, Rita Narriman Silva de Oliveira. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns em estudantes de Medicina. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 22, n. 4, nov. 2017.
YAMAGUCHI, Klenicy Kazumi de Lima; FURTADO, Maria Aparecida Silva. Dificuldades na leitura e na escrita e textos científicos de estudantes universitários no interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro,v. 13, n. 28, p. 108-125, mai-ago 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.