EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: tendências e resultados de pesquisa

Autores

  • Franciele Santos de Lima Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Nadir Zago Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.481

Resumo

Este artigo trata sobre o fenômeno da evasão na educação superior no Brasil. A partir de um levantamento da produção acadêmica (teses e dissertações), identificamos em seus resumos as principais tendências de estudos sobre o tema. Esta etapa fundamentou uma pesquisa exploratória, em nível de mestrado, voltada ao estudante que interrompe a graduação em uma instituição comunitária do estado de Santa Catarina. Participaram da investigação 538 universitários que trancaram, cancelaram ou transferiram o curso em 2016. Os resultados indicam uma carência de estudos comparativos entre instituições e evidenciam a complexidade de abordagens sobre o tema.

Palavras-chave: evasão na educação superior; características sociais do estudante; universidade comunitária.

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Biografia do Autor

Franciele Santos de Lima, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Nadir Zago, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em em Educação - área de concentração Sociologia da Educação na Université René Descartes (Paris V, França).

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Lima, F. S. de, & Zago, N. (2018). EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: tendências e resultados de pesquisa. Movimento-Revista De educação , (9), 131-164. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.481