EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: tendências e resultados de pesquisa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.481Résumé
Este artigo trata sobre o fenômeno da evasão na educação superior no Brasil. A partir de um levantamento da produção acadêmica (teses e dissertações), identificamos em seus resumos as principais tendências de estudos sobre o tema. Esta etapa fundamentou uma pesquisa exploratória, em nível de mestrado, voltada ao estudante que interrompe a graduação em uma instituição comunitária do estado de Santa Catarina. Participaram da investigação 538 universitários que trancaram, cancelaram ou transferiram o curso em 2016. Os resultados indicam uma carência de estudos comparativos entre instituições e evidenciam a complexidade de abordagens sobre o tema.
Palavras-chave: evasão na educação superior; características sociais do estudante; universidade comunitária.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.