PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI

Autores

  • Rosane Barbosa Marendino Universidade Federal Fluminense
  • Heloíza Carla Cardoso Lisbôa Universidade Federal Fluminense
  • Jean Pablo Silva de Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476

Resumo

Com o objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade que envolve o tema referente ao bem-estar dos estudantes universitários, o artigo dedica-se a compreender essa questão junto ao curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas com estudantes de variados períodos do curso, posteriormente submetidas à análise do discurso. Conclui-se que o produtivismo acadêmico – cada vez mais crescente nas universidades – tem se tornado um dos fatores geradores das principais patologias entre os estudantes, afetando, sobretudo, a longevidade escolar.

Palavras-chave: ensino superior; permanência; bem-estar do estudante universitário.

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Biografia do Autor

Rosane Barbosa Marendino, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestre em Educação (UFF). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Heloíza Carla Cardoso Lisbôa, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense

Jean Pablo Silva de Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Marendino, R. B., Lisbôa, H. C. C., & de Lima, J. P. S. (2018). PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI. Movimento-Revista De educação , (9), 165-191. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476