PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476Resumo
Com o objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade que envolve o tema referente ao bem-estar dos estudantes universitários, o artigo dedica-se a compreender essa questão junto ao curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas com estudantes de variados períodos do curso, posteriormente submetidas à análise do discurso. Conclui-se que o produtivismo acadêmico – cada vez mais crescente nas universidades – tem se tornado um dos fatores geradores das principais patologias entre os estudantes, afetando, sobretudo, a longevidade escolar.
Palavras-chave: ensino superior; permanência; bem-estar do estudante universitário.
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Publicado
2018-11-27
Como Citar
Marendino, R. B., Lisbôa, H. C. C., & de Lima, J. P. S. (2018). PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI. Movimento-Revista De educação , (9), 165-191. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476
Edição
Seção
Dossiê Temático
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