O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477Resumo
O estudo buscou identificar e analisar as dificuldades de ordem material e simbólica enfrentadas por um grupo de estudantes da Universidade Federal Fluminense, oriundas das classes populares, assim como as estratégias utilizadas por elas para permanecerem no ensino superior. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e utilizou-se a abordagem biográfica. A trajetória escolar de uma participante da pesquisa, descrita e analisada neste artigo, revela o grande esforço empreendido por ela e pela família para ingressar e permanecer no ensino superior.
Palavras-chave: Acesso e Permanência; Classes populares; Trajetórias Escolares.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-27
Como Citar
Dias, R. L. C., & Silva, I. M. dos S. (2018). O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense. Movimento-Revista De educação , (9), 192-219. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.