O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense

Autores/as

  • Regina Lúcia Cerqueira Dias Universidade Federal Fluminense
  • Izabela Mathias dos Santos Silva Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477

Resumen

O estudo buscou identificar e analisar as dificuldades de ordem material e simbólica enfrentadas por um grupo de estudantes da Universidade Federal Fluminense, oriundas das classes populares, assim como as estratégias utilizadas por elas para permanecerem no ensino superior. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e utilizou-se a abordagem biográfica. A trajetória escolar de uma participante da pesquisa, descrita e analisada neste artigo, revela o grande esforço empreendido por ela e pela família para ingressar e permanecer no ensino superior.

Palavras-chave: Acesso e Permanência; Classes populares; Trajetórias Escolares.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Regina Lúcia Cerqueira Dias, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense

    Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais

  • Izabela Mathias dos Santos Silva, Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense
    Pedagoga - Universidade Federal Fluminense

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense. (2018). REVISTA MOVIMIENTO, 9, 192-219. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477