POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ

Autores

  • Amanda Gonçalves da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Joyce Soares Pessanha Universidade Federal Fluminense
  • Mariane Brito da Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.493

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o impacto das recentes políticas de acesso e de permanência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa é um estudo de caso e foi desenvolvida por meio da análise de dados do ensino superior brasileiro através do Censo do Ensino Superior e do Sistema de Acesso à Informação do Governo Federal. Os resultados mostram que, apesar de a UFRJ e do governo federal terem conseguido romper algumas barreiras elitistas com a promoção de políticas educacionais, o momento atual demonstra fragilidade na continuidade desses investimentos.

Palavras-chave: Ensino superior; Acesso; Permanência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gonçalves da Silva, Universidade Federal Fluminense

Diversidade, Desigualdades Socias e Educação- Doutorado -UFF

Joyce Soares Pessanha, Universidade Federal Fluminense

Diversidade, Desigualdades Socias e Educação- Mestrado -UFF

Mariane Brito da Costa, Universidade Federal Fluminense

Diversidade, Desigualdades Socias e Educação- Doutorado -UFF

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Silva, A. G. da, Pessanha, J. S., & Costa, M. B. da. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ. Movimento-Revista De educação , (9), 220-244. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.493