POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ

Auteurs

  • Amanda Gonçalves da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Joyce Soares Pessanha Universidade Federal Fluminense
  • Mariane Brito da Costa Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.493

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar o impacto das recentes políticas de acesso e de permanência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa é um estudo de caso e foi desenvolvida por meio da análise de dados do ensino superior brasileiro através do Censo do Ensino Superior e do Sistema de Acesso à Informação do Governo Federal. Os resultados mostram que, apesar de a UFRJ e do governo federal terem conseguido romper algumas barreiras elitistas com a promoção de políticas educacionais, o momento atual demonstra fragilidade na continuidade desses investimentos.

Palavras-chave: Ensino superior; Acesso; Permanência.

 

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Biographies des auteurs

  • Amanda Gonçalves da Silva, Universidade Federal Fluminense
    Diversidade, Desigualdades Socias e Educação- Doutorado -UFF
  • Joyce Soares Pessanha, Universidade Federal Fluminense
    Diversidade, Desigualdades Socias e Educação- Mestrado -UFF
  • Mariane Brito da Costa, Universidade Federal Fluminense
    Diversidade, Desigualdades Socias e Educação- Doutorado -UFF

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Publiée

2018-11-27

Comment citer

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ. (2018). Movimento-Revista De educação , 9, 220-244. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.493