BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: análise de tendências e lacunas da produção acadêmica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32889Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar as principais discussões acerca da BNCC e Educação Física, abordadas em importantes meios de divulgação acadêmica do campo. Para tal levantamento, foram utilizadas técnicas de pesquisa do tipo ‘revisão bibliográfica sistemática de literatura’. As fontes de investigação foram quatro periódicos selecionados dentre aqueles que mais têm publicado artigos com o tema Educação Física Escolar e os Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. A base de consulta se deu pelos descritores Base Nacional Comum Curricular e BNCC, no período compreendido entre 2015, ano em que foi disponibilizada a primeira versão da BNCC, até janeiro de 2018. O conjunto de trabalhos publicados nesse período foi de 1.312, dos quais apenas 14 foram selecionados, representando 1,1% do total. Os critérios de inclusão foram eles terem sido redigidos em língua portuguesa e conter, no título, resumo ou palavras-chave, os já citados descritores. Identificamos três tendências principais em relação ao posicionamento dos autores com relação à necessidade de uma base nacional para os currículos da Educação Básica no país, são elas: favorável e otimista em relação ao estabelecimento de uma base nacional; argumentos que questionam a finalidade da BNCC ligada a interesses políticos e econômicos de empresários da educação, mas são favoráveis à Base e argumentos que são notadamente contrários à sua necessidade e finalidade. Uma das lacunas é que a maior parte das publicações são anteriores à homologação da terceira versão da BNCC, provavelmente, devido ao pouco tempo decorrido desde então.
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