EDUCAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA: caminhos históricos do PRONERA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.38695

Resumo

O nosso objetivo é contribuir com a reconstituição histórica, a sistematização e a publicização da criação e implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA / Goiás. Apoiamo-nos na pesquisa documental, empírica e qualiquantitativa tendo por fundamento o materialismo histórico dialético. A discussão está centrada em três questões: a luta dos movimentos sociais do campo por educação e apropriação de uma base científica de conhecimentos; as contradições no capitalismo das educações como ponto importante na luta de classe, assim como suas principais características elitistas e discriminadoras; e a historicização e criação do INCRA/PRONERA Nacional e Regional em Goiás.

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Biografia do Autor

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO.

Lucia Helena Rincón Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO.

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO.

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

Carneiro, M. E. F., Afonso, L. H. R., & Mesquita, M. C. das G. D. (2019). EDUCAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA: caminhos históricos do PRONERA. Movimento-Revista De educação , (11), 160-184. https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.38695

Edição

Seção

Artigo - Fluxo contínuo