EDUCAÇÃO, ÉTICA E ENVELHECIMENTO: o aspecto intergeracional como fator de exclusão no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.42422Palavras-chave:
educação, envelhecimento, ensino-aprendizagem, inclusão.Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma breve pesquisa bibliográfica acerca da relação entre educação e envelhecimento. Por meio de uma análise crítica sobre o tema exposto e as informações encontradas, procuramos traçar quais seriam os principais problemas e quais seriam as possíveis soluções para o aspecto excludente associado ao envelhecimento, a partir da constatação de que o envelhecimento populacional e a superpopulação do planeta se tornaram não somente uma questão de políticas públicas, mas um problema ético a ser enfrentado. Deste modo, pretende-se na primeira etapa do artigo desenvolver uma discussão em torno da inclusão e a valorização do idoso como sujeito capaz e producente pelas políticas públicas educacionais; e no segundo momento pontuar uma breve discussão sobre questões ético-políticas em torno do envelhecimento populacional no mundo contemporâneo e futuro. Com isto, pretendemos contribuir de modo amplo com os estudos críticos relativos à medicalização da velhice.
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